ATENÇÃO E APRENDIZAGEM

Publicação 18 de Janeiro de 2009 – Pág. 7
São Paulo Leste – Gazeta Penhense
Neuroeducação
Atenção e Aprendizagem



     Os sistemas educacionais de países desenvolvidos e, principalmente subdesenvolvidos possuem um elevado índice de crianças em idade escolar, com sérios problemas decorrentes de dificuldades na aprendizagem. Não são problemas causados por deficiência de desenvolvimento intelectual ou por comprometimentos neurológicos graves; são crianças com características normais sobre, esses aspectos, porém não conseguem obter bons rendimentos na escola e as principais queixas de pais e professores é a aprendizagem e, sobretudo questões sobre indisciplina inquietação ou podem ser também apáticas possuem baixo grau de desenvolvimento social e ficam marginalizadas nos trabalhos em equipe ou nos grupos de lazer. Especialistas que tem estudado o assunto refere-se às crianças portadoras dessas dificuldades como sub-agrupamento clínico de crianças consideradas “normais”, em razão de não apresentarem um quadro comprometedor, caracterizado pela existência de sintomas neurológicos muito graves, de deficiência motora, sensorial ou de distúrbios emocionais primários evidentes, entretanto, necessitam de cuidados específicos.
     Os problemas manifestam-se nos primeiros anos escolares, no entanto, pais e professores devem ter um olhar observador diferenciados, porém o professor antes de detectar tal situação como problema ele deve construir todas as possibilidades pedagógicas no direcionamento de suas metodologias para se certificar que existe problema de aprendizagem. Os pais não devem exigir a genialidade do filho, pois o processo de aprendizagem da criança deve ser considerado de acordo com o seu desenvolvimento, ressaltando que nenhuma criança é igual a outra mesmo sendo irmãos, porém todos são capazes de aprender mas cada um ao seu tempo cujo momento deve ser respeitado e compreendido. Esta atenção também está inserida na questão metodológica do professor ex: O professor de história irá trabalhar a “Administração do Período Colonial “, Marques de Pombal (tudo isso no Fundamental ); caso o professor não possuir uma metodologia ou estratégia para direcionar o tema, certamente o aluno ficará disperso pois a compreensão desse universo ainda é muito distante para  a estrutura desta criança. Entretanto, se o professor começar explicar o que é administração tendo como exemplo o próprio referencial do aluno como base e suporte para propor o conhecimento então podemos dizer se realmente existe o foco de atenção ou não,professores devem estar discutindo e colocando em pauta o referido aluno para se certificar que realmente ele se utilizou de várias estratégias e o grupo de professores chegam a conclusão que o aluno possui problema de foco de atenção causado por alguns dos itens citados e portanto devendo ser encaminhado. Contudo quando observado que seu foco de atenção está direcionado para a atenção seletiva, o aluno constrói seu universo a partir deste referencial e cabe aos  professores e pais direcioná-los para a devida atenção e propor atividades que de suporte a escolha da criança. Neste caso o grupo de professores deverá desenvolver a interdisciplinaridade através das inteligências múltiplas.
     Quando observado esta atenção e já analisada em qual área a fins a criança mostrou-se capaz de apresentar com clareza suas capacidades como exemplo na disciplina de artes e não observar apenas o desenvolvimento das habilidades mas as suas competências deste trabalho que terá também o envolvimento das disciplinas como:matemática, física, história, geografia entre outras e porque a criança não aprende? Então é preciso rever conceitos propostos que tornem significativo para criança e o professor. Terá elementos necessários que o torne capaz de aprender.
     Todos são capazes de aprender, contudo deve haver esta sintonia entre professores, pais e especialistas. Portanto ter um olhar observador mais criterioso para a criança em seu desenvolvimento é possuir os devidos comprometimentos quanto a aprendizagem e, sobretudo na construção e formação do conhecimento.
     O Grande Iniciado Grego ensinava que a “A Semente da Vida” é uma gota de partícula do cérebro que contém em si mesma um vapor cálido ou vibração quente, que quando esta se introduz na matriz da mãe e se desliza no cérebro produzindo o humor, o sangue, dos quais se formam a carne, os nervos os ossos, os cabelos e todo o corpo: e do vapor ou vibração procede a “Alma”...Pitágoras e seus versos dourados pág.XV.
Professora Emilia Queiroz

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