Transtorno do Déficit de Atenção

Publicação dia 1º de novembro de 2009 – pág. 8
São Paulo Leste – Gazeta Penhense
Neuroeducação
Transtorno do Déficit de Atenção


    Segundo Schwartzman (2008) os critérios mais aceitos pela comunidade científica mundial para o “Transtorno do Déficit de Atenção”, designado através do “Manual de  Diagnóstico e Estatístico da Associação Americana de Psiquiatria (DSM-IV),” são :

- Seis (ou mais) dos seguimentos sintomas de  desatenção persistindo por pelo menos seis meses em grau mal adaptativo e inconsistente com o nível de desenvolvimento;
-Seis (ou mais) dos seguintes sintomas de hiperatividade persistindo pelo menos seis meses, em grau mal adaptativo e inconsistente com o nível de desenvolvimento.
- Alguns sintomas de hiperatividade, impulsividade ou desatenção que causam prejuízo devem estar presentes antes dos sete anos de idade.
- Algum prejuízo causado pelos sintomas  está presente em dois ou mais contextos (escola, trabalho e em casa).
- Deve haver claras evidências de prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.
- Os sintomas não ocorrem exclusivamente durante o curso de um transtorno invasivo do desenvolvimento, esquizofrenia ou outro transtorno psicótico, e não são mais bem explicados por outro transtorno mental .
Desatenção
-frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por discuido em atividades escolares, de trabalho ou outras;
- com freqüência tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
- com freqüência parece não escutar quando lhe dirigem a palavra;
-com freqüência não segue instrução e  não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais;
- com freqüência tem dificuldade para organizar tarefas e atividades;
-com frequência evita, antipatiza ou reluta em envolver-se em tarefas que exige esforço mental constante ;
- com freqüência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades,
- é facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa;
- com freqüência apresenta esquecimento em atividades diárias.
Hiperatividade
- frequentemente agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira;
- frequentemente abandona sua cadeira em sala de aula ou em situações nas quais se espera que permaneça sentado;
- com frequência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividade de lazer;
-está frequentemente” ligado no”220” e fala em demasia;
Impulsividade- frequentemente dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas:
- com freqüência interrompe ou se mete em assuntos de outros.
OBS. Todos esses sintomas deverá persistir pelo menos seis meses.

    Os pais devem observar a escola que seu filho estuda, a instituição pode até possuir uma tradição com métodos significativos para a aprendizagem, entretanto nem sempre o método utilizado irá corresponder para determinada criança ou adolescente.
     Os pais devem interagir com os novos métodos utilizados nas escolas, como ex: a neuroeducação. Os pais que estão  na busca de soluções para seu filho devem fazer as devidas pesquisas escolares. Ex: o que a escola pode oferecer como objetivo e proposta; os pais muitas vezes sentem-se insatisfeitos com a escola de seu filho e acaba transferindo-o de instituição e ainda sai acusando o filho de má formadora.
      Preste atenção, caso seu filho estiver em uma dessas situações e você procurar a escola, os responsáveis desta instituição deverá apresentar o devido relatório pedagógico desta criança ou adolescente e  os pais procurar os devidos especialistas no assunto. Portanto Srs. Pais ter problemas na aprendizagem não significa exclusão, significa apenas tratar, cuidar, dar mais atenção a seu filho e também muita amor e muita paciência.
Prof. Emilia Queiroz

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